Nova diretoria da AMB destaca a importância da união da Magistratura na defesa das prerrogativas

15 de dezembro de 2022

Nesta terça-feira (13), a nova gestão realizou a 1ª reunião do Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Entre os principais assuntos: a união da Magistratura em prol do Sistema de Justiça mais forte; a PEC 63/2013, que institui a Valorização por Tempo de Magistratura; e o PL 2438/2022, que propõe reajuste de 18% no subsídio do Poder Judiciário. Na ocasião, os integrantes da diretoria também definiram a defesa das prerrogativas da Magistratura como uma pauta prioritária da nova gestão.

O novo líder da AMB, Frederico Mendes Júnior, reafirmou a importância do diálogo entre os dirigentes da Associação (2023/2025). “Essa eleição não foi de uma pessoa só e a nossa relação nesses próximos anos será entre iguais, com um debate aberto e franco. A AMB é de cada magistrado brasileiro, de cada um dos associados. É por eles que trabalhamos”, disse.

O ex-presidente da AMB e da Apamagis, Jayme Martins de Oliveira Neto (2017-2019), também corroborou a visão de que a Judicatura precisa estar unida para que seja cada vez mais valorizada. “O que todos nós buscamos é o fortalecimento da Magistratura e do Poder Judiciário. Para que isso ocorra, é preciso que o grupo esteja muito unido. Essa união não é apenas de quem pensa igual: é debater, discutir e, quando for escolhido um caminho, todos se unirem em torno dele”, afirmou.

Jayme Martins de Oliveira e Frederico Mendes Júnior destacaram a importância da união na Magistratura | Foto: Ascom AMB

Na ocasião, todos os presentes tiveram a oportunidade de se apresentar e falar brevemente sobre o trabalho a ser desenvolvido. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, que assume o cargo de Coordenadora da Justiça Estadual, revelou a intenção de levar a AMB para “perto dos associados”, conforme definiu. A ideia se assemelha a uma ação desenvolvida em São Paulo pela diretoria executiva que é a visita periódica às comarcas.

“Além dos grandes eventos, podemos, no âmbito das coordenadorias, fazer reuniões pequenas nas associações locais”, explicou Vanessa Mateus que prometeu objetividade à frente dos trabalhos.

Vanessa Mateus prometeu objetividade à frente da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB e sugeriu reuniões periódicas nas associações locais | Foto: Ascom AMB

Foi acordado que a diretoria da AMB trabalhará para que as prerrogativas constitucionais de todos os magistrados sejam defendidas pela entidade, sem distinção. Continuará, portanto, atuando junto às Cortes Superiores e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a manutenção da independência do Poder Judiciário e do respeito às decisões proferidas pelos seus associados.

Pautas Remuneratórias

A liderança da AMB também articula novas estratégias junto ao Congresso Nacional para acelerar o trâmite das matérias que estão na esteira da apreciação – a PEC 63/2013 segue no Senado com o apoio do presidente Rodrigo Pacheco, que se aliou à luta histórica da Magistratura, reconhecendo a importância da reestruturação da carreira dos Magistrados.

A entidade entende que a aprovação da VTM garante uma magistratura mais forte, que reconhece os anos dedicados ao Poder Judiciário com a garantia de subsídios condizentes com a grande responsabilidade dos magistrados em garantir uma prestação jurisdicional de qualidade a todos os cidadãos.

Integrantes da diretoria definiram a defesa das prerrogativas da Magistratura como uma pauta prioritária da nova gestão | Foto: Ascom AMB

A AMB também atua para a aprovação do Projeto de Lei 2438/2022, que trata da recomposição dos subsídios e tramita na Câmara dos Deputados. A nova diretoria definiu um plano de ação que intensifica os esforços para trabalhar o avanço da matéria na Casa legislativa e sua aprovação, buscando reparar as perdas inflacionárias dos últimos anos.

Novos dirigentes dos órgãos afiliados

Na reunião, a nova diretoria ratificou os nomes dos dirigentes dos órgãos afiliados à AMB. O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão (STJ), se mantém como diretor do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da entidade. O desembargador Nelson Missias é o novo diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e o magistrado Max Nunes, ex-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), dirigirá o Laboratório de Inteligência da AMB (AMB Lab).

Estiveram presentes na reunião os vice-presidentes: Andrea Waldrigues; Ângelo Alencar dos Santos; Cláudio Luís Martinewski; Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho; Eunice Haddad; Fernando Cury; Joriza Pinheiro; Julianne Freire Marques; Marcelo Pizolatti; Nilton Soares Oliveira; Patrícia Carrijo; Rosimeire das Graças do Couto; o secretário-geral da AMB, Adriano Seduvim; os secretários da AMB, Geraldo Dutra de Andrade Neto e Marcel Ferreira dos Santos; os conselheiros fiscais, Alexandre Miguel, Gustavo Plech, Thiago Brandão de Almeida e Jussara Wandscheer; o coordenador da Justiça Federal, Anderson Furlan; a coordenadora da Justiça Estadual, Vanessa Ribeiro Mateus; o coordenador da Justiça Militar, Paulo Adib Casseb; o coordenador da Justiça Trabalhista, Sérgio Polastro; a tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva e os magistrados Edmundo Franca; Fábio Fernandes, Antonio César Coelho Pereira; Leonardo Trigueiro; Ney Alcântara e Roberto Alcântara. O 2º vice-presidente da Apamagis, Thiago Massad, também participou dos trabalhos.

Fonte: AMB

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estão abertas as inscrições para o XII Congresso Brasileiro dos Magistrados Espíritas, a ser realizado […]

  • O STJ (Superior Tribunal de Justiça) prorrogou, até as 23h59 do dia 15/7, as inscrições […]

  • No dia 16/7, serão sorteadas 50 inscrições para Juízes e Pensionistas associados da Apamagis e […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS