Vanessa Mateus é entrevistada pela rádio Nova Brasil sobre violência doméstica e relação Judiciário e mídia

27 de julho de 2021

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, participou na manhã desta terça-feira (27/7) do programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM de Araçatuba e região. Na entrevista foram abordados os dados alarmantes de violência contra a mulher na pandemia, o nível de confiança da população no Poder Judiciário e a relação dos magistrados com a imprensa.

Vanessa Mateus destacou que, apesar da queda de muitos índices de criminalidade no Estado de São Paulo durante este mais de um ano e meio de pandemia, os números da violência doméstica, seja contra mulheres, crianças e idosos, aumentaram significativamente, o que obrigou as autoridades e toda a sociedade a se mobilizarem. “De todos os índices de criminalidade no Estado de São Paulo, o único que aumentou na pandemia foi o de violência doméstica. Os feminicídios aumentaram, os pedidos de medida protetiva aumentaram. Hoje não é mais um assunto entre quatro paredes. Jogamos luzes sobre esse problema, e os números continuam alarmantes. Só mudaremos isso com uma alteração estrutural e cultural das coisas. Isso está muito ligado à sensação de propriedade e de poder sobre a outra pessoa. É sobre não aceitar as amizades, não aceitar as roupas, não aceitar a liberdade do outro.”

A pesquisa JusBarômetro, encomendada pela Apamagis e realizada pelo Instituto de Pesquisas Políticas, Sociais e Econômicas (Ipespe), também foi abordada na entrevista. Vanessa Mateus disse que o levantamento se fez necessário em meio a um ambiente onde o Judiciário passou a ser alvo, cada vez mais, de críticas da Imprensa e da sociedade como um todo. “O que nos chamou a atenção não foi o resultado que é até bom para o Judiciário, mas sim a grande diferença entre quem é usuário ou não da Justiça. Um outro número que nos chamou a atenção é que só 14% da população se dizem bem informados sobre o Poder Judiciário. E entre essa parcela o nível de confiança é alto. Chegamos à conclusão que os holofotes sobre o Poder Judiciário não são ruins, o que é ruim é a forma como o Judiciário lida com a população.”

Por fim, a presidente da Apamagis também esclareceu porque os magistrados estabelecem uma relação diferente com a imprensa comparativamente a autoridades do Executivo e do Legislativo. “O juiz tem uma série de limitações. Ele não pode falar sobre os processos, ele não pode falar sobre decisões, não pode fazer crítica. O receio dos magistrados em falar é incorrer em algum abuso. Por isso escolhemos porta-vozes que representem os magistrados e venham aqui falar com a imprensa sobre esse dia a dia, as decisões, as ações em prol da sociedade”, ponderou Vanessa Mateus.

Assista aqui a íntegra da entrevista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A diretoria executiva da Apamagis promoveu na sede social, nesta quarta-feira (27/3), um encontro entre […]

  • O XXX Encontro de Coordenadores da Apamagis, o primeiro da gestão do presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promoveu, na última sexta-feira (22/3), a posse festiva da diretoria executiva e do […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS