|, Importação, Notícias|Tudo sobre a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

Tudo sobre a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

2020-10-13T12:10:58-03:00 6 de outubro de 2020|

Lançada no dia 10 de junho, a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, de iniciativa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tem por objetivo oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica um canal silencioso de denúncia: ao desenhar um X vermelho na mão e exibir o sinal ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a polícia militar será acionada após discagem ao 190 e prestará o auxílio à vítima.

A ação conta com a participação de mais de 10 mil farmácias em todo o país e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário ao aumento nos registros de violência em meio à pandemia. Uma das consequências do isolamento social foi expor mulheres e crianças a uma maior vulnerabilidade dentro do próprio lar.

Confira a seguir a mobilização de magistrados no Estado de São Paulo, a repercussão nacional, o passo a passo para adesão das farmácias à campanha e demais links úteis.

 

MOBILIZAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

19/6 – Juíza Ruth Duarte Menegatti lança campanha Sinal Vermelho, de combate à violência doméstica, na região da Alta Paulista

A partir dos esforços da juíza Ruth Duarte Menegatti, titular na Comarca de Adamantina, a campanha Sinal Vermelho foi lançada nesta sexta-feira (19) em coletiva de imprensa que contou com importantes atores da região para o enfrentamento da violência doméstica, entre eles os juízes Luciana Amstalden Bertoncini, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, o promotor de Justiça Marlon Robert de Sales (3ª Promotoria de Justiça de Adamantina), o capitão da Polícia Militar Eder Mazzini Bressan, e a delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher Patrícia Tranche Vásquez.

 

19/6 – Juiz Marcos Augusto Barbosa dos Reis se engaja no combate à violência doméstica em Jacareí

O engajamento do juiz Marcos Augusto Barbosa dos Reis no combate à violência doméstica na região de Jacareí, por meio da campanha Sinal Vermelho, foi destaque na edição impressa do jornal local Semanário, desta sexta-feira (19).

 

19/6 – Magistrada de Adamantina promove campanha Sinal Vermelho na região

Engajada desde o início na campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, a juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, tem sido uma voz atuante na divulgação dessa ação, criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e que conta com o apoio da Apamagis. Em uma reportagem sobre o lançamento nacional na campanha, a rádio Life FM, de Adamantina, destacou que a magistrada foi a responsável por levar a ação ao município.

 

22/6 – Portal divulga lançamento da campanha Sinal Vermelho em Assis

O lançamento da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” pelas juízas Mônica Tucunduva e Marcela Paes, em Assis, foi assunto de reportagem publicada nesta segunda-feira (22) no portal de notícias Assis City. A campanha é uma realização da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

 

28 /6 – Jornal de Marília destaca campanha ‘Sinal Vermelho’ na cidade

A campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, promovida pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e apoiada pela Apamagis, foi tema de reportagem publicada neste domingo (28/6) no jornal “O Dia”, de Marília. Os textos trazem entrevistas com as juízas da Vara da Família e Sucessões da Comarca de Assis Mônica Tucunduva Spera Manfio e da 1ª Vara Cível da Comarca de Assis Marcela Papa Paes.

 

2/7 – Juíza Daniele Mendes lança campanha Sinal Vermelho na Câmara Municipal de Bauru

A juíza Daniele Mendes de Melo, coordenadora do Anexo de Violência do Fórum de Bauru, promoveu, no último dia 2/7 o lançamento da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” na cidade. O evento virtual foi realizado em parceria com a Câmara Municipal e contou com a participação de representantes do Legislativo municipal, do Conselho Regional de Farmácia, das Polícias Civil e Militar e do Conselho de Políticas para Mulheres.

 

7/7 – TV Viena, de Assis, entrevista magistradas sobre a campanha contra a violência doméstica

O programa “Justiça e Cidadania”, da TV Viena de Assis, recebeu em edição ao vivo as juízas Mônica Tucunduva, da Vara de Família e Sucessões e diretora do Fórum da Comarca de Assis, e Marcela Papa, da 1ª Vara Cível da cidade, para falar sobre violência doméstica em tempos de pandemia.

 

9/7 – TV Jovem Pan exibe em rede nacional entrevista sobre campanha Sinal Vermelho

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica foi tema de reportagem da TV Jovem Pan Marília, levada ao ar em rede nacional no último dia 9/7. As juízas Mônica Tucunduva, da Vara da Família e Sucessões de Assis, e Marcela Papa, da 2ª Vara Cível da mesma comarca, explicaram como a ação pode ajudar vítimas em perigo.

 

13/7 – Farmácias de Osvaldo Cruz se engajam na campanha Sinal Vermelho

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e apoiada pela Apamagis, também chegou à cidade de Osvaldo Cruz, no Interior de São Paulo. A juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, falou à reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre essa ação. De acordo com a magistrada, o aumento de casos de violência contra a mulher durante a pandemia foi a razão da criação dessa campanha. A ideia é oferecer uma alternativa segura para essas mulheres, muitas delas confinadas com seus agressores e com poucas possibilidades de pedir socorro.

 

17/7 – Juízas Mônica Tucunduva e Marcela Papa incentivam engajamento de farmácias de Assis na campanha Sinal Vermelho

O trabalho de divulgação da campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica que as magistradas Mônica Tucunduva e Marcela Papa vêm fazendo em Assis e região foi tema de uma reportagem publicada na revista “Estilo Livre”, da cidade. As juízas, que estão incentivando a adesão de farmácias, também falaram sobre o tema em uma entrevista em vídeo, disponível no Instagram @revistaestilolivre.

 

24/7 – Vanessa Mateus e Domitila Manssur enaltecem parceria com farmácias na campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e a juíza Maria Domitila Manssur, conselheira da Associação, diretora da AMB Mulheres e colaboradora da Comesp, foram as convidadas da live promovida pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), na sexta-feira (24/7), cujo objetivo foi a divulgação e o esclarecimento de dúvidas sobre a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica.

 

28/7 – Magistrada de Adamantina promove campanha Sinal Vermelho na região

Engajada desde o início na campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, a juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, tem sido uma voz atuante na divulgação dessa ação, criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e que conta com o apoio da Apamagis. Em uma reportagem sobre o lançamento nacional na campanha, a rádio Life FM, de Adamantina, destacou que a magistrada foi a responsável por levar a ação ao município.

 

7/8 – Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica é lançada em Botucatu

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica chegou a Botucatu nesta segunda-feira (3/8). Representando o TJSP, a juíza da 2ª Vara Criminal Cristina Escher capitaneou o evento de lançamento, que reuniu representantes das polícias, dos poderes Executivo e Judiciário e da sociedade civil, no 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior. O encontro foi notícia no site da Prefeitura.

 

20/8 – Magistrada expande campanha Sinal Vermelho no comércio de Botucatu

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica será expandida a outros pontos comerciais de Botucatu, além das farmácias. A informação foi dada pela juíza da 2ª Vara Criminal da cidade, Cristina Escher, em entrevista ao canal da Câmara Municipal de Botucatu. “Agora vamos começar com postos de gasolina e depois estender para o comércio em geral, como supermercado, açougue, enfim, locais onde as vítimas transitam normalmente”, disse a magistrada. Assista ao vídeo.

 

25/8 – Juíza de São José dos Campos leva a campanha Sinal Vermelho à TV Vanguarda

A juíza Márcia Faria Mathey Loureiro, da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São José dos Campos, concedeu entrevista ao telejornal “Link Vanguarda” para uma reportagem sobre como a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica pode ajudar as vítimas de agressões a pedir socorro de forma segura. A entrevista foi ao ar no último sábado (22/8) na emissora, que é afiliada da Rede Globo na região. Assista.

 

4/9 – Núcleo Estadual da campanha Sinal Vermelho define diretrizes para enfrentamento da violência doméstica

O combate à violência doméstica ganhou novos contornos em São Paulo a partir da criação do Núcleo Estadual da Campanha Sinal Vermelho, que estabeleceu, em reunião no início de setembro (4/9), estratégias de ações coordenadas nas comarcas. A iniciativa da presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, em conjunto com a conselheira da Associação e diretora do AMB Mulheres, Maria Domitila Manssur; com a diretora da Apamagis, Clarissa Tauk; e com as juízas Marcela Papa e Mônica Tucunduva, reuniu importantes atores da rede de acolhimento e de enfrentamento para auxiliar na implantação da campanha em todas as comarcas do Estado.

 

14/9 – Santa Casa de Adamantina ganha espaço de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Após levar a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica para a região da Alta Paulista, a juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, está à frente de um novo projeto que visa ao acolhimento de mulheres vítimas desse crime. O espaço para o atendimento foi cedido pela Santa Casa de Adamantina e contará com atendimento especializado, como um psicólogo assistencial.

 

18/9 – Piraju adere à campanha Sinal Vermelho em evento com a conselheira do CNJ Maria Cristiana Ziouva 

A campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica foi lançada oficialmente no município de Piraju, nesta sexta-feira (18/9). A solenidade, realizada pela Apamagis com o apoio da Prefeitura e do Tribunal de Justiça de São Paulo, marcou a assinatura do termo de adesão do Executivo local à campanha e contou com a presença da conselheira do CNJ Maria Cristiana Ziouva, pirajuense e uma das responsáveis pela implantação da iniciativa em nível nacional. A transmissão ao vivo foi transmitida no Facebook da Apamagis e pode ser conferida neste link. “Com uma alegria muito grande e satisfação imensa, retorno aqui para o lançamento dessa campanha de importância fundamental. É uma campanha de caráter humanitário, mas também de solidariedade e responsabilidade social”, salientou a conselheira.

 

21/9 – São Luiz do Paraitinga recebe cartazes da campanha Sinal Vermelho

A Apamagis tem se empenhado para fazer a Campanha Sinal Vermelho chegar a todas as cidades do Estado. Além das articulações de juízes e juízas com a municipalidade, com representantes das farmácias e com demais autoridades, a Associação também tem enviado cartazes às localidades engajadas. Após a juíza Ana Letícia Oliveira dos Santos, da Comarca de São Luiz do Paraitinga, levar a campanha para a região, a entrega das peças contou com o apoio da escrevente Regiane da Silva Russi e do sargento da PM Rogério Dias.

 

22/9 – Núcleo Estadual da campanha Sinal Vermelho define diretrizes para enfrentamento da violência doméstica

O combate à violência doméstica ganhou novos contornos em São Paulo a partir da criação do Núcleo Estadual da Campanha Sinal Vermelho, que estabeleceu, em reunião no início de setembro (4/9), estratégias de ações coordenadas nas comarcas. A iniciativa da presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, em conjunto com a conselheira da Associação e diretora do AMB Mulheres, Maria Domitila Manssur; com a diretora da Apamagis, Clarissa Tauk; e com as juízas Marcela Papa e Mônica Tucunduva, reuniu importantes atores da rede de acolhimento e de enfrentamento para auxiliar na implantação da campanha em todas as comarcas do Estado.

 

23/9 – Teresa Kodama dá visibilidade à campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica

A procuradora aposentada, a artista plástica Teresa Kodama tem ajudado a dar visibilidade a duas importantes ações criadas por magistrados: a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, criada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e o Projeto Eu Tenho Voz, do IPAM (Instituto Paulista de Magistrados). As duas ações foram levadas por Teresa Kodama à imprensa. Neste mês, foram publicados textos sobre o tema no portal de notícias “Piauí Hoje”, no “Campo Grande Notícias”, na coluna “Circulando”, de Marilda Serrano, no “Diário da Região”, de São José dos Campos, e no blog de Paula Barrozo.

 

25/9 – Núcleos estadual e regional da Campanha Sinal Vermelho debatem ações de combate e enfrentamento à violência doméstica

O Núcleo Estadual da Campanha Sinal Vermelho realizou, na manhã desta sexta-feira (25), a primeira reunião com os representantes das entidades apoiadoras da iniciativa e que integram os núcleos regionais, formados a partir das Regiões Administrativas Judiciárias. O objetivo do encontro, que reuniu 60 pessoas, foi debater as principais ações dos atores da rede de enfrentamento e trocar experiências a partir de projetos exitosos de combate à violência doméstica em diferentes comarcas. Também foram definidos protocolos referentes aos lançamentos oficias com o Poder Executivo local.

5/10 – Sinal Vermelho: articulação em Rio Preto define estratégias para enfrentamento da violência doméstica

Visando uma estratégia coordenada de enfrentamento à violência doméstica no âmbito da campanha Sinal Vermelho, representantes dos poderes Judiciário e Executivo, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil da comarca de São José do Rio Preto, reuniram-se na segunda-feira (5/10) para debater as novas ações na região.

 

LINKS ÚTEIS

Passo a passo para farmácias aderirem à campanha contra violência doméstica

As farmácias interessadas em participar da campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica, lançada pela AMB e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), devem assinar digitalmente o termo de adesão da campanha. Em seguida, basta enviar o documento em formato de foto para o e-mail sinalvermelho@amb.com.br ou mensagem para o número (61) 98165-4974.

Termo de adesão à campanha para farmácias

Confira aqui a lista de farmácias parceiras

Cartilha para as farmácias 

Cartilha para as mulheres vítimas de violência doméstica

Acesse aqui o hotsite da campanha 

E-mail: sinalvermelho@amb.com.br

Release de imprensa

Lei 14.022/2020 (intensifica o combate à violência doméstica durante pandemia)

 

MOBILIZAÇÃO AMB

Amarn, TJRN, Ministério Público, governo e órgãos de segurança pública discutem viabilização da campanha Sinal Vermelho no RN

“No DF, a segunda causa de acionamento pelo 190 está relacionada à violência contra a mulher”, ressalta Renata Gil em lançamento da Sinal Vermelho na capital federal

Pandemia “escancarou” subnotificação da violência doméstica, avalia secretária municipal de Campos (RJ)

São Paulo, maior capital do Brasil, será parceira da campanha Sinal Vermelho

Ao lançar Sinal Vermelho em Minas, Renata Gil diz que o objetivo é criar política pública nacional de proteção à mulher

Minas Gerais lança campanha Sinal Vermelho em 27 de julho

Campanha Sinal Vermelho chega ao estado de Goiás

Prefeitura de Niterói é a primeira a aderir à campanha Sinal Vermelho. “Me senti na obrigação em começar pelo meu município”, afirma Renata Gil

Sinal Vermelho: AMB conclama polícias de MG a atuarem de forma integrada

Goiás adere à campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica

Niterói é a primeira prefeitura a lançar oficialmente a campanha Sinal Vermelho

Piauí é o primeiro estado do Nordeste a lançar a campanha Sinal Vermelho

Campanha Sinal Vermelho: um mês de mobilização e engajamento da sociedade

Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica tem ampla divulgação das associações de magistrados e TJs

Em iniciativa inédita, TJAP realiza primeiro lançamento estadual de adesão à campanha Sinal Vermelho

Em live, Renata Gil reforça importância da campanha Sinal Vermelho

Após pedido da AMB, Governo Federal sanciona lei que assegura medidas contra a violência doméstica

“O Judiciário será melhor compreendido quando for mais conhecido”, diz presidente da AMB

Sinal Vermelho contra violência doméstica: “Já foram postadas mais de 15 mil fotos e cinco milhões de pessoas alcançadas”, diz Renata Gil em live com Instituto Mary Kay

SAIU NA MÍDIA: Artigo de Renata Gil sobre atuação da magistratura no combate à violência doméstica na pandemia é destaque na revista Justiça e Cidadania

“Campanha vai fortalecer o sistema de combate à violência doméstica”, afirma Renata Gil

AMB defende sanção do PL que torna essenciais os serviços de combate à violência doméstica

“Se uma vida for salva, já valeu a pena o nosso trabalho”, destaca Renata Gil em live do Sou BHTalk

Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral adere à campanha Sinal Vermelho

PMRJ e Emerj fortalecem a campanha Sinal Vermelho

SAIU NA MÍDIA: Bom Dia Amazônia repercute a campanha Sinal Vermelho

Campanha Sinal Vermelho recebe o apoio da bancada feminina na Câmara dos Deputados

Em iniciativa inédita, TJAP realiza primeiro lançamento estadual de adesão à campanha Sinal Vermelho

SAIU NA MÍDIA: programa Destaque Foz do Iguaçu repercute campanha Sinal Vermelho

TJAP promove webinário de adesão à campanha Sinal Vermelho

SAIU NA MÍDIA: revista Claudia fala “Tudo sobre a campanha Sinal Vermelho”

Saiu na mídia: campanha Sinal Vermelho permanece em destaque nacional

Sinal Vermelho contra a violência doméstica: “Queremos que essa campanha seja o passo inicial para um novo momento da educação feminina no nosso país”, destaca Renata Gil

Sinal Vermelho: site oferece contatos de órgãos de Justiça e farmácias para apoio às vítimas

Sinal Vermelho: AMB e CNJ pedem engajamento da segurança pública nos estados

SAIU NA GLOBO: campanha da AMB “Sinal Vermelho” é destaque no Bom Dia Brasil

SAIU NA GLOBO: Encontro com Fátima Bernardes destaca campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica

SAIU NA MÍDIA: campanha Sinal Vermelho é destaque nacional

Governo Federal participa de campanha da AMB e do CNJ contra a violência doméstica

Passo a passo para farmácias aderirem à campanha contra violência doméstica

Redes de farmácias aderem à campanha nacional contra violência doméstica

“O que começa com um grito não pode terminar com um silêncio”, afirmou apresentadora Ana Furtado, madrinha da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

Sinal vermelho contra a violência doméstica: “É uma campanha humanitária, de responsabilidade social”, diz Renata Gil em lançamento de campanha com o CNJ

Campanha pauta reunião com órgãos de políticas públicas para as mulheres

Sinal vermelho contra a violência doméstica: saiba como denunciar

Justiça lança campanha nacional para incentivar denúncia de violência doméstica