|, Notícias|Transformação digital: TJSP e Governo do Estado em busca de melhorias dos serviços oferecidos ao cidadão

Transformação digital: TJSP e Governo do Estado em busca de melhorias dos serviços oferecidos ao cidadão

2021-07-21T18:13:25-03:00 21 de julho de 2021|

Novas funcionalidades nas diversas áreas de mercado aproximaram o Poder Judiciário de São Paulo e o Governo do Estado no tocante à Tecnologia da Informação para, fazendo frente à transformação digital pela qual passa o mundo, oferecerem ao cidadão serviços mais rápidos e de mais qualidade.

Com a pandemia, tanto um quanto o outro enfrentaram desafios administrativos para a implantação de serviços cada vez mais adequados às oportunidades digitais. No Judiciário, a implantação das teleaudiências, que no passado pareciam impossíveis, demonstraram eficácia e economicidade. No Executivo, a implantação de políticas públicas e de serviços, como o São Paulo Sem Papel, comprovaram que o único – e melhor – caminho da administração pública será não perder a oportunidade de transformar os serviços nos mais tecnológicos possíveis. Como em ambos os Poderes o foco é o cidadão, para a concretização de novos desafios o plano de investimentos alocados e investidos na transformação digital merece acuidade e detalhamento.

Em busca de evolução dos serviços digitais e natural integração de sistemas, o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco recebeu, no Palácio da Justiça, na tarde de ontem (19), a subsecretária de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Governo, Andra Robert de Carvalho Campo e o superintendente da Prodesp, Rodrigo Mauro Ruiz Matos, acompanhados das assessoras da Subsecretaria Priscila de Oliveira Sousa e Paula Uyezu.

Durante a reunião de trabalho – conduzida pelos juízes assessores da Presidência (Gabinete Civil) Rodrigo Nogueira, Fernando Antonio Tasso e João Baptista Galhardo Júnior e Gustavo Santini Teodoro (Tecnologia da Informação) e os juízes assessores da Corregedoria Geral da Justiça Ricardo Dal Pizzol e Glauco Costa Leite – foi apresentado à equipe do Governo do Estado o panorama atual do Tribunal de Justiça, os avanços com o teletrabalho e suas necessidades tecnológicas.

Digitalização dos processos físicos, aquisição e substituição de equipamentos que promovam agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, concomitante com a promoção da sustentabilidade – alinhamento dos projetos aos macrodesafios do Poder Judiciário 2021/2021, que traz no Objetivo 5 o aprimoramento dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), em consonância com a Resolução 370/21 do Conselho Nacional de Justiça, foram assuntos abordados com o intuito de promover a transformação digital e aprimorar a segurança da informação e a gestão de dados no Judiciário e no Executivo paulista.

Também participaram do encontro os secretários do TJSP, Elisa Mitsiko Matsuse (Secretaria de Orçamento e Finanças) e Edivaldo Antonio Sartor (Secretaria de Tecnologia da Informação) e o diretor de Governança e Apoio Técnico Administrativo da SOF, André Laursen Pavani.

Fonte: TJSP