||Nossa história
Nossa história 2019-10-14T16:20:16-03:00

Nossa história

Quando 29 magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo, liderados pelos juízes Manoel Thomaz Carvalhal, Arlindo Pereira e Pedro Barbosa Pereira, se reuniram em 19 de fevereiro de 1953, não poderiam vislumbrar a dimensão da contribuição que dariam à magistratura paulista.

A necessidade de organização dos juízes surgiu em meio a um momento de dificuldade. Segundo relatos dos associados mais antigos, a união começou por causa da morte de um juiz. Na ocasião, por maior que tenham sido os esforços na missão de localizar familiares, não houve sucesso nessa busca. As pessoas mais próximas dele eram apenas os demais colegas. Compadecidos da causa, os juízes se reuniram e fizeram o enterro com recursos próprios no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Não demorou muito para que as primeiras reuniões do grupo se tornassem rotina. Em matéria especial dos 40 anos de existência da entidade, um dos fundadores, o desembargador Pedro Barbosa, contou que as reuniões do grupo de juízes aconteciam na Praça Patriarca em meio aos movimentos dos bondes e ao burburinho das pessoas que iam e vinham nos seus afazeres diários. Também aconteciam reuniões mais formais, nas dependências do Palácio da Justiça, com objetivo de criar uma entidade exclusivamente assistencial para auxílio aos colegas que estivessem passando por algum tipo de dificuldade.

Foi assim que nasceu, na sala da 2ª. Vara de Família e Sucessões, a Sociedade Beneficente de Magistrados do Estado de São Paulo, hoje, notoriamente conhecida como Associação Paulista dos Magistrados, a APAMAGIS.

Galeria de fotos dos Presidentes da Apamagis