|, Magistratura na Mídia, Notícias|Presidente da Apamagis analisa troca de comando no STF em entrevista à rádio CBN

Presidente da Apamagis analisa troca de comando no STF em entrevista à rádio CBN

2020-09-11T19:23:15-03:00 11 de setembro de 2020|

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, falou à rádio CBN, na noite desta quinta-feira (10/9) sobre a troca de comando no STF (Supremo Tribunal Federal). Mais cedo havia ocorrido a cerimônia de posse de Luiz Fux, que assumiu a Corte após o fim do mandato do ministro Dias Toffoli.

Ao programa “CBN Total”, apresentado pela da jornalista Tânia Morales, Vanessa Mateus destacou o fato de que o Supremo terá, em seu comando, um magistrado de carreira.

“Para os magistrados, a assunção ao cargo pelo ministro Luiz Fux traz grande esperança de uma boa condução. É um ministro de carreira, ocupou todas as instâncias do Poder Judiciário, foi juiz de primeiro grau, desembargador, ministro do STJ, até chegar ao STF, presidiu o TSE e hoje chega ao cargo mais alto do Judiciário. Para nós é muito significativo, é um sinal muito positivo, de esperança. A gente deposita muita confiança no ministro Fux”, afirmou.

Vanessa Mateus ressaltou a clareza com que o novo presidente do STF apresentou os eixos de sua gestão e destacou dois, entre eles: o combate à corrupção, para assegurar estabilidade e segurança jurídica, e a independência dos Poderes, sinalizando a intenção de interferência mínima do Judiciário em questões que envolvem o Legislativo e o Executivo.

As expectativas sobre o relacionamento do STF com o governo federal, as discussões em torno da prisão em segunda instância e do foro privilegiado e a possível postura de Fux diante dos constantes ataques ao Judiciário também foram abordados na conversa de Vanessa Mateus com Tânia Morales.

Confira a entrevista na íntegra: