Prêmio #Rompa recebe até 30/4 inscrições de projetos de combate à violência doméstica

23 de abril de 2021

Magistrados ou magistradas que estejam desenvolvendo ações de combate à violência contra a mulher têm até dia 30/4 para inscrever seus trabalhos no Prêmio #Rompa, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em conjunto com a Apamagis (Associação Paulista de Magistrados).

As iniciativas podem ser individuais ou coletivas e contar com participantes de outras profissões ou instituições. O importante é que estejam sendo realizadas no momento e tenham resultados comprovados. O prêmio também dispõe de uma categoria para projetos da sociedade civil.

As práticas podem abordar qualquer tipo de violência contra mulheres, seja ela física, psicológica, patrimonial ou sexual. São aceitos tanto projetos voltados à prevenção, como ao acolhimento e ao atendimento.

Os três primeiros colocados ganharão troféus. TJSP e Apamagis empreenderão esforços para levar o projeto vencedor a outras unidades do Judiciário paulista. Para a categoria sociedade civil, haverá entrega de placas aos três primeiros colocados e premiação em dinheiro oferecida pela Apamagis.

Campanha dá visibilidade a ações e orienta vítimas da violência
O prêmio é uma das ações da campanha #Rompa, lançada em 8/3, Dia Internacional da Mulher. Encabeçada pelo TJSP e pela Apamagis, conta com o apoio das empresas e concessionárias ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A ação se desenvolve em quatro eixos: um deles é o Prêmio #Rompa; outro é uma ação de combate à subnotificação de casos de violência contra a mulher, junto aos operadores do Judiciário. No terceiro eixo está o trabalho de divulgação das ações feitas por magistrados em todo o Estado.

Por fim, o quarto eixo se volta à ampliação da divulgação de programas já existentes, como o Carta de Mulheres, que atende sigilosamente as vítimas por meio eletrônico, e o Projeto Fênix, de reparação estética de danos provocados por agressores, e o App Juntas.

Hotsite dispõe de cartilha e dados sobre a violência
No hotsite da campanha #Rompa também é disponibilizada uma cartilha que explica como identificar os sinais de violência contra a mulher e indica canais de ajuda.

O Painel da Proteção mostra um gráfico com o número de medidas protetivas que vêm sendo concedidas pelo Judiciário paulista desde 2019. A atualização dos dados é mensal.

Ainda no hotsite há indicações de canais de denúncia e acolhimento às vítimas e material de divulgação da campanha #Rompa, como vídeo e cartazes, que podem ser baixados.

Clique aqui para acessar o regulamento do Prêmio #Rompa
Clique aqui para ver a cartilha de combate à violência doméstica

Assista ao vídeo da campanha #Rompa:

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS