|, Magistratura na Mídia, Notícias|Migalhas faz levantamento sobre a participação das mulheres no Poder Judiciário

Migalhas faz levantamento sobre a participação das mulheres no Poder Judiciário

2020-11-25T12:36:02-03:00 25 de novembro de 2020|

A participação das mulheres em espaços de poder foi motivo de reportagem publicada no portal especializado Migalhas, nesta terça-feira (24/11). A reportagem, que tem como gancho a eleição de Kamala Harris à vice-presidência dos Estados Unidos 100 anos após as mulheres terem conquistado o direito ao voto, traz um levantamento realizado em novembro pelo portal da participação feminina no Poder Judiciário brasileiro.

Segundo os dados, de 90 ministros, divididos entre cinco tribunais, apenas 14 são mulheres, correspondendo a 15,5%. O tribunal com maior presença feminina é o TST, com 18,51% (cinco mulheres entre 27 ministros). STF e STJ aparecem com 18,18%.

A reportagem também recupera entrevista concedida pela presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, em março último, por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher. “Para a magistrada, que é a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação, não basta combater machismo se as mulheres não se dispuserem a ocupar espaços de poder. Vanessa destaca que as mulheres começaram a ingressar no Poder Judiciário muito tempo depois dos homens, o que fez com que demorassem mais para chegar aos órgãos de segundo grau de jurisdição”, cita a reportagem.

Confira aqui a reportagem do Migalhas e assista, abaixo, à entrevista da presidente Vanessa Mateus na íntegra.