|, Magistratura na Mídia, Notícias|Juízas e advogado avaliam a nova era digital do Judiciário brasileiro em artigo no Migalhas

Juízas e advogado avaliam a nova era digital do Judiciário brasileiro em artigo no Migalhas

2020-09-26T11:56:28-03:00 26 de setembro de 2020|

A diretora-adjunta do Departamento de Relações Institucionais da Apamagis, juíza Clarissa Somesom Tauk, a juíza federal Caroline Somesom Tauk e o advogado Rodrigo Fux assinam o artigo “O pioneirismo digital do Judiciário Brasileiro”, publicado nesta sexta-feira (25/9) no portal de notícias jurídicas “Migalhas”.

O texto destaca que, em razão da alta litigância no Brasil, o Judiciário teve de criar mecanismos de resposta mais ágil aos jurisdicionados e, por isso, seu investimento em tecnologia vem ocorrendo de forma mais acelerada de que muitos países economicamente desenvolvidos.

O cenário atual prevê avanços, como demonstram os autores no artigo. Isso porque o novo presidente do STF, ministro Luiz Fux, já estabeleceu a tecnologia como um dos pilares de sua gestão.

“Em breve, haverá o lançamento do InovaSTF, um laboratório que reúne profissionais de diversas especialidades em busca de soluções criativas e de baixo custo para o Judiciário. Além disso, será desenvolvida a Plataforma Digital do Poder Judiciário, com funcionamento em nuvem, visando interligar os sistemas eletrônicos dos tribunais do país”, anunciam no texto.

Também está em curso o desenvolvimento de uma inteligência artificial, o “robô” chamado Victor.

Clique aqui para ler o artigo completo.