|, Magistratura na Mídia, Notícias|Juíza de Adamantina lança game para conscientizar sobre violência doméstica

Juíza de Adamantina lança game para conscientizar sobre violência doméstica

2020-10-09T21:29:43-03:00 9 de outubro de 2020|

Ruth Duarte Menegatti, juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, promoveu nesta quinta-feira (8/10) o lançamento do Mobi Game, um jogo de celular criado para promover a conscientização sobre relacionamentos abusivos e violência doméstica.

O evento, realizado no Fórum de Adamantina, foi tema de uma reportagem publicada nesta sexta-feira (9/10) no site “Siga Mais”, da região. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da Educação e de associações, empresários e religiosos.

Mobi Game com as personagens Penha e Luana. Crédito (Reprodução)

No game, a personagem Penha vive uma relação abusiva e violenta com o namorado Zé. O jogo consiste em fazer o papel da amiga Luana, que precisa ajudar Penha a quebrar esse ciclo de violência. “As situações são inspiradas em histórias e padrões de comportamentos reais”, disse Ruth Menegatti ao portal Siga Mais.

A startup Arbache Innovations, signatária do Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres, criou o jogo em parceria com o Coletivo HubMulher, do qual Ruth Menegatti faz parte. A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) apoiou o desenvolvimento da ferramenta.

Durante o evento, a magistrada ainda destacou a importância da campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica no enfrentamento aos casos de violência doméstica, que cresceram durante a pandemia. A ação foi criada pela AMB em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tem o apoio da Apamagis.

Por meio da campanha, as vítimas de violência doméstica podem pedir socorro em mais de 11 mil farmácias cadastradas no Brasil, apenas exibindo a um dos funcionários um “x” vermelho desenhado na palma da mão. A equipe é orientada a chamar imediatamente a Polícia Militar (190) ou registrar dados da vítima para encaminhar às autoridades.

Clique aqui para ler a reportagem e aqui para acessar o game.