|||Desembargador Nélson Missias toma posse na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado

Desembargador Nélson Missias toma posse na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado

2016-05-10T18:09:26-03:00 10 de maio de 2016|

Nelson Missias - fevereiro 2012 - crédito Renata CaldeiraNa Magistratura há 21 anos, seis dos quais como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nélson Missias de Morais está se preparando para tomar posse, nesta sexta-feira (13/5), na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado, no Rio de Janeiro. A Academia foi criada em 1983, com a finalidade estudar e debater o direito comparado e a jurisprudência internacional.

“Estou muito feliz e honrado por integrar esta que é uma das principais instituições jurídicas do país. Além disso, igualmente é uma honra poder ocupar vitaliciamente a cadeira que já foi do ministro do STF Oscar Dias Corrêa”, afirmou o desembargador à Apamagis.

Essa cadeira é a de número 30, cujo patrono é o jurista e também ex-ministro do STF João Barbalho Uchôa Cavalcanti.

A solenidade de posse será realizada, a partir das 18h de sexta-feira, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), na Rua Dom Manuel, 29. O mais novo integrante da Academia será saudado pelo confrade Marcelo Piragibe.

“A posse na Academia é o coroamento de minha carreira na área jurídica, onde também sou professor de direito penal e de direito processual penal”, afirmou o magistrado mineiro.

Nélson Missias lecionou na graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, atuou como professor convidado de pós-graduação da Faculdade Gama Filho, do Rio, além de ser professor dos cursos de formação inicial de juízes substitutos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. Ele é também coautor de dois livros, de mais de uma centena de artigos publicados em revistas especializadas, jornais de grande circulação do país e sites jurídicos.

Tem ainda curso na FGV-Rio e EJEF – “Programa de Capacitação em Poder Judiciário” –, bem como curso ministrado por professor da University of Florida (Levin College of Law), intitulado “A Súmula Vinculante na Experiência Americana e Brasileira”. Ainda na FGV fez o curso de “Orçamento como instrumento de gestão nas organizações do Poder judiciário”. Coordenou o Programa Novos Rumos do TJ-MG , sistema criado para o fortalecimento da humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade e das medidas de internação.

Nélson Missias foi presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), diretor do Instituto de Ciências Penais (ICP) do Estado de Minas Gerais e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).  Atualmente é vice-presidente Legislativo da AMB.

Crédito da foto: Renata Caldeira/TJMG