|, Importação, Notícias|Conselho Superior da Magistratura prestigia posse de Vanessa Mateus na Apamagis

Conselho Superior da Magistratura prestigia posse de Vanessa Mateus na Apamagis

2020-01-17T19:45:49-03:00 9 de janeiro de 2020|

Bárbara Garcia,
da reportagem local

Fotos: Alexandre Boiczar

Vanessa Mateus tomou posse administrativa nesta quarta-feira (8/1) como presidente da Apamagis, na presença dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, do Tribunal de Justiça de São Paulo, incluindo o presidente Geraldo Pinheiro Franco; o vice-presidente, Luís Soares de Mello Neto; o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Anafe; e o presidente da Seção de Direito Criminal, Guilherme Strenger. Todos compuseram a mesa, ao lado de Fernando Bartoletti, ex-presidente da Associação.

Em seu discurso, a presidente assegurou aos associados, às autoridades e convidados presentes que esperem dela “a união entre 1º e 2º graus, um dos nossos focos”. Além disso, destacou: “O trabalho voltado para o Interior é a nossa base, e a coragem levará os anseios dos senhores aonde quer que eles precisem chegar”.

Também foram empossados os 1º e 2º vice-presidentes, o desembargador Miguel Petroni Neto e o juiz Thiago Elias Massad, respectivamente, e os novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho, Consultivo, Orientador e Fiscal.

Primeira juíza a ocupar a presidência da Associação em 66 anos de existência, Vanessa Mateus comentou a quebra de paradigma que sua eleição representa. “Quando começamos a pensar na sucessão, tínhamos dúvidas de como seria aceita a candidatura de uma juíza de primeiro grau. Não sei se posso dizer que fiquei tão surpresa, mas, certamente, para minha alegria, foi uma candidatura em chapa única, que, no final, terminou com recorde de votos”, afirmou.

Em seu discurso, também teceu agradecimentos aos atuais vice-presidentes que atuarão na gestão no próximo biênio. “Quero agradecer ao Miguel Petroni que já foi vice-presidente na gestão Jayme de Oliveira, integrou o Conselho e agora volta como vice, sempre disposto a doar seu tempo em prol da Apamagis. E ao Thiago. Digo que o destino me cercou de felizes coincidências, uma delas é ser candidata junto com Thiago Massad, meu amigo de concurso.”

A presidente da Apamagis também agradeceu as gestões anteriores. “Agradeço ao Bartoletti pela lealdade, respeito e amizade que desenvolvemos nos últimos anos. Trabalhamos com muita harmonia, como numa orquestra. É uma honra poder te suceder, agradeço todo o apoio na gestão e na sucessão. E ao Jayme [também presente à posse] que foi quem me trouxe para a Apamagis, quem me ensinou a fazer política associativa. Só temos a agradecer pelo grupo que você formou, o quanto você nos ensinou, o quanto nos mantém unidos e o quanto mantém unida a Magistratura paulista”.

Representante da Magistratura paulista

“Hoje, a presença do CSM aqui coroa a minha chegada com a segurança de que eu represento a Magistratura paulista no âmbito associativo da Apamagis e tenho a consciência da honradez dos juízes que represento”, observou a nova presidente.

O comparecimento do CSM à posse também foi ressaltada por Fernando Bartoletti. “Isso traz uma grande alegria para a Apamagis e mostra que novos tempos estão sendo delineados”, frisou Bartoletti, que ainda enalteceu a união construída durante sua gestão à frente da entidade paulista. “Foram dois anos de muitas batalhas, mas tivemos uma união muito grande na Apamagis e eu só tenho a agradecer a todos da diretoria. Fico feliz que o trabalho tenha resultado em chapa única e recorde de votos, isso mostra que estamos no caminho certo”.

 

Atuação em defesa da Magistratura

O recém-empossado presidente do TJSP, Geraldo Pinheiro Franco, reafirmou em pronunciamento o compromisso de atuação conjunta com a Apamagis em prol da Magistratura. “A Apamagis está em mãos extraordinárias, seguras, talentosas e responsáveis com as quais, certamente, atingiremos um porto seguro em conjunto com o TJSP.  Eu não tenho dúvidas de que teremos um biênio extraordinário, dedicado a estreitar laços e de mútua ajuda”, reiterou.

Vanessa Mateus também discorreu sobre o trabalho a ser realizado em parceria com o TJSP e as expectativas de atuação do novo presidente quanto aos temas caros à Magistratura. “A Apamagis e o TJSP têm os mesmos objetivos, que são o fortalecimento do Poder Judiciário, as condições de trabalho dos magistrados, a prestação jurisdicional e o próprio jurisdicionado. Mas às vezes temos meios diferentes para chegarmos a esses pontos. Na reforma da Previdência, a Apamagis tem feito um trabalho incansável, capitaneado pelo Fernando. Redigimos emendas, as apresentamos, conseguimos apoio dos parlamentares, buscamos as assinaturas necessárias e conseguimos congregar todos as associações representantes das carreiras de Estado. Mas a presença do Judiciário é muito importante. E temos certeza de que o senhor é a pessoa certa para seguir esse caminho ao nosso lado”, salientou.

Sobre

A Apamagis é a maior associação estadual de magistrados, com cerca de 3,2 mil associados. A eleição da Diretoria Executiva e do Conselho, Consultivo, Orientador e Fiscal para o biênio 2020/2021 ocorreu em novembro passado, num pleito histórico, que registrou o recorde de 1.599 votos em chapa única. Confira as respectivas composições:

Integrantes da Diretoria Executiva

Felipe Albertini Nani Viaro – diretor-secretário

Fabio Aguiar Munhoz Soares – diretor-adjunto secretário

Ademir Modesto de Souza – diretor-financeiro

Homero Maion – diretor-adjunto financeiro

Ricardo Felicio Scaff – diretor-adjunto financeiro

 

Membros do Conselho, Consultivo, Orientador e Fiscal

Antonio Raphael Salvador – desembargador aposentado

Cláudio Antonio Soares Levada – desembargador

Érika Silveira de Moraes Brandão – juíza da cidade de Socorro

Guiomar Milan Sartori Oricchio – pensionista

Jayme Walmer de Freitas – juiz da cidade de Sorocaba

José Rodrigues Arimatea – atual presidente do Conselho e juiz da cidade de Franca

Luís Fernando Nishi – desembargador

Maria de Fátima Santos Gomes – juíza da cidade de São Paulo

Maria Domitila Prado Manssur – juíza da cidade de São Paulo

Pedro Cauby Pires de Araújo – desembargador aposentado

Renzo Leonardi – desembargador aposentado

Roque Antonio Mesquita de Oliveira – desembargador

Confira a repercussão na mídia: 

Primeira mulher a presidir entidade de juízes de SP toma posse

Magistrados de SP têm primeira mulher no comando

Associação de magistrados diz que juiz de garantias requer ‘bom planejamento’

Primeira juíza a presidir Apamagis toma posse e quer fortalecer atuação no interior 

Posse da primeira juíza na presidência da Apamagis acontece nesta 4ª feira