|||Clube de Leitura da Apamagis inicia 2022 com o clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes

Clube de Leitura da Apamagis inicia 2022 com o clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes

2022-01-12T16:18:29-03:00 6 de janeiro de 2022|

O Clube de Leitura da Apamagis inicia 2022 com a discussão de um grande clássico da literatura: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. O encontro, online e gratuito, está marcado para o dia 1º/2 (terça-feira), às 19h, e terá como convidado o escritor e filósofo Rodrigo Petronio.

A mediação será feira pela magistrada Carolina Nabarro Munhoz Rossi. Os associados já podem fazer a inscrição enviando nome completo e número de celular para o e-mail clubedeleitura@apamagis.com.br.

A obra-prima de Cervantes foi publicada em 1605 sob o nome “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”. Dez anos depois, portanto em 1615, o autor lançou o segundo volume, com novas aventuras do personagem-título ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança e de seu cavalo Rocinante. Ao todo, são mais de mil páginas, por isso vale a pena iniciar o quanto antes a leitura do livro.

Dom Quixote já é um homem de meia-idade quando, influenciado pelos romances de cavalaria que lia, decide empreender sua luta heroica em defesa dos valores da ética feudal de reciprocidade, que se contrapunham aos da sociedade mercantilista que então se apresentava.

Para essa empreitada, conta com seu fiel escudeiro Sancho Pança e com seu cavalo Rocinante. Dom Quixote acredita no amor romântico e que, ao final dessa guerra, terá em seus braços a amada Dulcineia.
Ao narrar as aventuras da dupla, Miguel de Cervantes apresenta grandes questões da humanidade contadas de forma compreensível, leve, em uma narrativa permeada de humor.

Enquanto Dom Quixote beira a loucura em sua forma de ver o mundo, vestido com armadura e parecendo um sujeito fora de seu tempo, vem de Sancho Pança a racionalidade na interpretação dos fatos.

“Dom Quixote“ é considerada uma das obras fundantes do romance moderno e apresenta ao leitor o desafio de levar adiante uma postura crítica a respeito da própria narrativa. É preciso abrir os olhos não só para o que é narrado, mas para como é narrado.

Próximos encontros
Os próximos livros do Clube de Leitura da Apamagis são “Felicidade Demais”, de Alice Munro, programado para 7/3 e com participação da escritora Rita Palmeira, e “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, em 30/3. Ambos os eventos serão realizados em parceria com o Clube de Leitura da AMB.