Inclusão e visibilidade: AMB prepara live sobre representação política das mulheres negras

1 de agosto de 2022

Em homenagem ao dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) preparou uma live com pesquisadoras e autoridades para discutir o papel das mulheres negras na política. O evento, intitulado “Justiça Eleitoral e a representação política das mulheres negras”, acontecerá em 2/8, das 10h às 12h, no auditório da AMB e será transmitido simultaneamente no canal da AMB no YouTube.

De acordo com a diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Flávia Martins de Carvalho, o evento tem como objetivo provocar reflexões sobre a representação das mulheres negras em espaços de poder e pensar alternativas para que esses espaços sejam mais inclusivos e acolhedores para essas mulheres. “As mulheres negras estão na base da pirâmide social e racial do nosso país em virtude do racismo e do machismo que permeiam a nossa sociedade. Pensar na atuação da Justiça Eleitoral e na representação política dessas mulheres é uma forma de contribuir para a concretização do princípio democrático e do princípio da isonomia, pois, sem igualdade, não se pode falar em democracia. Daí a importância desse evento”, afirmou.

 

 

Programação

A professora da Universidade Federal da Bahia, Salete María da Silva, abrirá os debates falando sobre “violência política de gênero e raça como risco à democracia”. Depois será a vez de Jéssica Guedes Santos, advogada na área do direito digital e pesquisadora do Legal Grounds e do Observatório de Raça do Lawgorithm. A especialista falará sobre “algoritmos, gênero, raça e eleições”.

A terceira palestrante do encontro será a Sabrina Braga, coordenadora do Eixo “Participação de Grupos Minorizados” da Capacitação da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral e integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial do Tribunal Superior Eleitoral. Ela falará sobre “as mulheres negras no processo eleitoral”.

Ao final das palestras, os participantes poderão enviar perguntas e participar dos debates ao vivo.

*Com informações da AMB

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tomou posse nesta terça-feira, 16/8, […]

  • O segundo e último dia do ciclo de debates “Justiça e liberdade de imprensa” na EPM […]

  • A Apamagis marcou presença na 9ª edição dos Jogos Nacionais da Magistratura, realizada entre 11 […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS