Vanessa Mateus prestigia lançamento do 9º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

27 de agosto de 2020

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, participou nesta segunda-feira (24/8) da cerimônia virtual de lançamento do 9º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, transmitido pelo canal da associação no YouTube. Além do presidente da Amaerj, Felipe Gonçalves, e da presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, estiveram presentes representantes do Judiciário e do Legislativo do Rio de Janeiro.

Vanessa Mateus parabenizou o presidente da Amaerj pela realização do prêmio, que mesmo neste ano atípico, em meio à pandemia, contou com 323 inscritos, mantendo a média do ano passado, quando 322 entraram na disputa. A cerimônia de premiação está marcada para 9/11.

Das 323 inscrições, 140 são da categoria Reportagem Jornalística; 121, Trabalhos Acadêmicos; 43, ações de Práticas Humanísticas; e 19, Trabalhos de Magistrados. Na categoria Hors Concours, a Magistratura fluminense elegeu a biomédica Jaqueline Góes de Jesus, uma das cientistas responsáveis pelo estudo que levou ao sequenciamento genético do novo coronavírus em 48 horas.

“Como todos sabem, este 2020 tem sido um ano muito difícil não só para nós, brasileiros. Toda a população planetária vivencia os efeitos brutais da inesperada pandemia. É nesse contexto terrível e incerto que estamos levando adiante o Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Não poderia ser de outro modo. O Poder Judiciário não parou”, destacou Felipe Gonçalves.

A presidente da AMB disse que sempre se emociona quando fala de Patrícia Acioli, sua amiga e apoiadora política. Lembrou, ainda, do ex-ministro Cezar Peluso ter dito, no passado, que o assassinato da magistrada foi um atentado contra o governo brasileiro e contra a democracia. Patricia Acioli, juíza da Vara Criminal de São Gonçalo, foi morta com 21 tiros em uma emboscada na frente de sua casa.

“Prêmios como esse mostram ao mundo que as mulheres que lutam por Justiça não são e não serão esquecidas. É uma oportunidade em que as pessoas que se destacam na sociedade passam a ser conhecidas e reconhecidas, tornando esses propagadores da proteção aos direitos humanos no país pessoas que inspiram. Desejo que o Prêmio seja cada vez maior, que tenha a envergadura e o tamanho de quem foi Patrícia Acioli”, afirmou Renata Gil em seu discurso.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT), disse que o Prêmio Amaerj Patrícia Acioli presta justa homenagem a importantes ações de pessoas e instituições em todo o Brasil. “É uma honra participar dessa premiação memorável e agradecer pela atuação do Judiciário, da imprensa e dos cidadãos em defesa das pessoas e da vida. São iniciativas que merecem ser destacadas principalmente no momento em que precisamos garantir os nossos direitos. Faz parte da democracia e ela exige isso.”

“A cada premiação bradamos em voz alta e eloquente que nós não nos intimidaremos por pior e brutalmente covardes que possam ser os ataques sofridos nessa caminhada ou, até mesmo, em razão de uma forte crise de saúde pública”, disse o juiz Daniel Konder, diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da Amaerj. “Essa premiação também simboliza o trabalho incansável em prol dos direitos humanos. E essa edição, em especial, reafirma a importância do Poder Judiciário e do seu papel na efetivação desses direitos.”

O defensor púbico-geral do Estado do Rio de Janeiro Rodrigo Pacheco disse que esse “é um momento fundamental também para reafirmar a necessidade de direitos humanos, quando há uma brutalidade nos discursos e intolerância nas relações”.

Já a juíza Márcia Succi, 1ª secretária da Amaerj, destacou que a premiação é realizada dentro em um momento de aumento de violência doméstica e de casos de alienação parental na sociedade. “É dentro desse contexto que nós hoje lançamos a 9ª edição do Prêmio Patrícia Acioli, em busca não só de premiação para aqueles que já nos agraciaram com condutas importantes para os direitos humanos, mas para que sejamos cada vez mais instados a buscar a ampliação dessa corrente que nos conduzirá a uma sociedade melhor e menos desigual”.

Também compôs a mesa o deputado federal Alessandro Molon (PSB) e participou do evento o vice-presidente da Almagis (Associação Alagoana de Magistrados), Hélio Pinheiro Pinto.

*Com informações da Amaerj

Assista, abaixo, ao lançamento do evento:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A diretoria executiva da Apamagis promoveu na sede social, nesta quarta-feira (27/3), um encontro entre […]

  • O XXX Encontro de Coordenadores da Apamagis, o primeiro da gestão do presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promoveu, na última sexta-feira (22/3), a posse festiva da diretoria executiva e do […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS