Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE

17 de agosto de 2022

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tomou posse nesta terça-feira, 16/8, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no lugar do ministro Edson Fachin. Na mesma cerimônia, o ministro Ricardo Lewandowski assumiu a vice-presidência da Corte.

A Apamagis foi representada pela presidente Vanessa Mateus, pelo 1º vice-presidente, desembargador Walter Barone e pelo 2º vice-presidente Thiago Massad. Compareceram também a presidente do Fonajuc (Fórum Nacional de Juízes Criminais), Érika Brandão; a presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil e o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Frederico Mendes Júnior, entre outros magistrados e convidados.

 

Apamagis participou da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes | FOTO: Divulgação

 

 

O novo presidente do TSE afirmou que a cerimônia mostrou a força das instituições brasileiras. “A cerimônia de hoje simboliza o respeito pelas Instituições como o único caminho de crescimento e de fortalecimento da República. E a força da democracia como o único regime político”, destacou. “A soberania da vontade popular é o valor estruturante, essencial, imprescindível na construção e fortalecimento de uma democracia estável, justa, igualitária e solidária”, completou Alexandre de Moraes.

O corregedor da Justiça Eleitoral, ministro Mauro Campbell, relembrou a trajetória de Moraes e afirmou que os brasileiros têm confiança na sua gestão frente ao TSE. “O bom brasileiro confia na sua democracia. A Justiça Eleitoral estará ao seu lado”.

 

Magistratura paulista presente em evento do TSE | FOTO: Divulgação

 

Biografia

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

*Com informações da AMB e TSE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

  • A peça “O Deus de Spinoza”, de autoria do ex-presidente da Apamagis e da AMB Régis […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS